quarta-feira, dezembro 27, 2006

A prenda mais bonita que recebi...


Quando vi o anúncio desta reportagem na sic notícias fiquei presa à televisão e contei os dias para a poder ver na integra...
Dia 25 de Dezembro enquanto outros canais transmitiam os típicos (e pouco recentes) filmes da época natalíca, a Sic Notícias dava-me a melhor prenda de Natal! Não há muito a dizer sobre a reprotagem, a não ser que possui uma óptima fotografia, uma montagem fantástica, uma música de cortar a respiração e um guião ainda melhor!! Quando acabou senti-me realizada, pensei"Se esta reportagem não ganhar um conjunto de prémios deixo de ver televisão" não sei se já ganhou ou não, desculpem a ignorância, mas é uma reportagem obrigatória!

7 Comentários:

Blogger A voz disse...

NAO ACREDITO!!!!!!!!!Sei que é um bocado decadente estar a comentar o meu próprio post, mas passo a explicar: O realizador de "Ainda há pastores?" mandou-me um email em que agradecia todo o apoio e elogios que tem recebido após a exibição da reportagem na Sic Notícias! Para quem estiver interessado, a resposta foi esta:
"Olá a todos.
Em primeiro lugar peço desculpa pela minha resposta tardia. Acontece, ou melhor, aconteceu que recebemos quase uma centena de e-mail´s para o mail do blog e para o meu pessoal.

Por conseguinte vai ser impossível responder a cada e-mail individualmente, mas não vão decerto ficar sem resposta.

Sendo assim e depois de ler todos os comentários, resolvi fazer uma compilação das perguntas que me fizeram depois de verem o documentário na SIC Notícias.

Então vamos lá.

Tal como vos disse "choveram" comentários e de uma maneira geral bastante positivos. É óbvio que para primeiro filme, imaginam a alegria que sinto ao perceber que gostaram do trabalho de toda a equipa que fez o "Ainda há pastores?"

Por outro lado, acho que o filme passou a mensagem e para além de tocar nas pessoas também suscitou muita reflexão. Isto para um realizador (esta palavra é estranha em mim) em pleno início de carreira é fantástico Tinha algum receio que as pessoas poderiam entender que me aproveitei do Hermínio e fazer dele um "cromo". Muitas vezes, pus-me no lugar dele e acreditem que não é fácil para um jovem de 27 anos (na altura eu tinha 24) passar dias e dias sozinho sem qualquer tipo de diversão/companhia. Eu não aguentava. Mas felizmente penso que entenderam que captei apenas a genuinidade de um jovem pastor que tem sonhos e desejos como todos nós.

Quase todos os e-mails destacaram a qualidade fotográfica do filme. Para os mais entendidos, filme numa primeira fase em DVCPRO e 4 anos depois em HDV. Posteriormente na pós-produção todas as imagens foram tratadas individualmente de modo a dar um estilo mais cinematográfico, estilo este que utilizei quer músicas quer na montagem.

Sou da opinião que um bom filme vive de um conjunto de bons pequenos pormenores, por conseguinte, todos os aspectos técnicos(fotografia, sonoplastia, montagem, produção) foram tratados com os níveis máximos de exigência.

Ainda no campo técnico alguns dos comentários relataram algumas dificuldades para entender algumas personagens (em particular a Maria do Espiríto Santo). Tenho que reconhecer que para quem não está habituado a este modo de falar é um pouco díficil de entender. Este problema será resolvido com a introdução de legendas na edição em DVD.

Umas das principais perguntas dizia respeito à edição do DVD. Esse será o nosso próximo passo. Estamos já a tentar obter apoios/patrocínios para esse fim. Não está fácil...mas já estamos habituados a dificuldades...No final do primeiro trimestre de 2007 vamos tentar dar boas notícias.

E agora o que vamos fazer?
Actuamente estamos a divulgar o filme por todo o país e também a participar em festivais em Portugal e no Estrangeiro. Como não há um circuito comercial para documentários vamos com o nosso "bébé", sala a sala, mostrar o filme a quem mostrar interesse em nos receber. Como realizador, estarei presente em todas as apresentações até porque normalmente há sempre um debate no final.

No entanto todo este feedback que estamos a ter não nos vai iludir. É isso que tento transmitir à equipa. Este é apenas um primeiro filme e quero mais. Temos os pés bem acentes na terra. Com a mesma dedicação, paixão e humildade vou e vamos continuar a trabalhar para trazer-vos estórias de vos façam pensar.

O público é para mim, o verdadeiro júri, que merece todo o meu respeito.

Para finalizar, renovar um agradecimento forte a todos os que viram o "Ainda há pastores?" e por terem partilhado comigo e com a equipa as vossas opiniões. Eu já nem tenho palavras. Aquilo que posso dizer é que vou batalhar pelo documentarismo português e pelas estórias fantásticas espalhadas por este país.

Algumas pessoas voluntariaram-se para participaram num futuro projecto. Todas as pessoas que acreditam e vão até fim são sempre bem vindas.

Simplesmente....muito e muito obrigado a todos"


Por razões óbvias não coloco aqui os contactos que Jorge Pelicano deixou, mas depois de tudo isto só tenho uma coisa a dizer: com este profissionalismo e simpatia têm um futuro promissor!

29 dezembro, 2006 14:05  
Blogger Cristiana disse...

Fiquei sem palavras!
Há coincidências que nos tiram a respiração! Vou-te contar a minha história e provavelmente nem vais acreditar. Não vinha à net há já alguns dias, porque como sabes, desde 6ª feira que me encontrava na SERRA DA ESTRELA! Foram os dias mais bonitos que o ano me poderia dar e, ironia do destino, vieram mesmo no fim! Cheguei ao meu "lar doce lar" na 2ª, primeiro dia do ano e a primeira coisa que fiz foi aproveitar os minutos que perdi longe da minha família. A família é tudo para quem passa tanto tempo fora de casa, mas nesse dia não podia negar que uma tristeza enorme se apoderava de mim, quando recordava os bons momentos passados nos últimos dias. Estavamos à mesa e recebo uma mensagem no telemovel, da minha cara metade: "Cris, põe na SIC". Qual o meu espanto quando liguei o canal 3 e a TV me ofereceu tão lindo momento. Era a Serra da Estrela, Folgosinho, a alguns kms de Sameiro, onde havia passado os últimos dias. "Que coincidência!", pensei. Todos calados assistiamos à reportagem atónitos, deslumbrados, encantados... Por fim, quando a ficha técnica apareceu, comentou o meu pai: "Que reportagem tão bem feita, tem um óptimo trabalho de fotografia". Eu assenti e remeti-me ao pensamento.
A coincidência deu-se hoje quando visitei o teu blog: a mesma reportagem, repetida no dia em que havia estado na mesma região. Os mesmos comentários, os mesmos sentimentos de admiração.
É razão para dizer que, de facto, há coincidências e que não há aspirante a jornalista que não sonhe em, um dia, conseguir tão valioso trabalho. Este momento merece um post no meu blog e sío poderia ter sido proporcionado por ti =)

04 janeiro, 2007 14:34  
Blogger Sandrinha disse...

Estou a ver que enquanto eu não comentar não pões aqui mais nada... Então cá vou eu.
Tomei conhecimento desta excelente reportagem através do teu lindo blog e não tenho muito para dizer. Concordo contigo quando a descreves e agradeço à Sic Notícias o facto de a ter transmitido e a ti agradeço que a tenhas colocado no teu blog...
Beijinho niagresse!
Ti amu*******

14 fevereiro, 2007 22:19  
Anonymous Anónimo disse...

Não se vai ler este comentário, mas se o fizer, gostava ue me contactasse e me alasse sobre Moledo. Queria ir de féris para lá mas tenho algum receio porque não conheço mesmo!
O meu mail é:
xofia_ramos@hotmail.com

19 fevereiro, 2007 00:21  
Blogger Monique Mendes disse...

e escrever menina??
Ai a vida!!
:P Beijinho

21 março, 2007 12:46  
Anonymous Adilson disse...

Lindo seu Blog ....
Desiderium

Desiderium
Desiderata
Silêncio e paz
Nesses caminhos,
De muitas escolhas,
Solidão só,
Pensamentos vagantes
Onde...
Os desejos são sempre falta
Etéreos, fugazes.
Nesses vazios
São rebentos
Descura,
Marcas da sua ausência,
Lugares
Aonde meus versos não chegam
Por falta de sentido ou de talento...

De resto, a paz
Os momentos.
E a falta ...
Que você faz ...

(@by Adilson S. Silva)
Me visite http://recantodasletras.uol.com.br/autores/diadilson
Abraços
Adilson

14 novembro, 2010 10:37  
Anonymous Anónimo disse...

I am glad incredible writing! I must say i loved perusing it, tonsil stone you can be an ideal novelist.I will make sure to book mark your blog site Satellite direct review and definately will regularly return later on. I have to inspire an individual maintain a very good content articles, employ a attractive holiday penis advantage review day!

21 março, 2013 05:18  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial